quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

De Currículos e Cotidianos

Por meio do currículo apreendido no cotidiano das escolas temos acesso aos conhecimentos universais acumulados pela humanidade e aos saberes cotidianos que vivenciamos no dia-a-dia. Por meio do currículo tomamos consciência do mundo. Podemos viajar, conhecer outros lugares - viajar até onde nosso pensamento nos levar, isto é, até onde conseguirmos alcançar com nossa abstração. Os livros (didáticos ou não), as enciclopédias, a web, nos possibilitam desfrutar desses prazeres aumentando o nosso alcance.
Os artefatos tecnológicos mediam... seja este um avião (dentro do qual a foto a seguir foi capturada) ou o televisor, em cuja tela visualizamos uma parte do mundo - indicando em que ponto do planeta a aeronave sobrevoava naquele exato instante. Portanto, uma avião, um aparelho televisor, um livro didático ou uma enciclopédia são artefatos tecnológicos e as Mídias vão além, pois veiculam conteúdos e ampliam o universo das pessoas.
Mas, a depender do conteúdo que trazem as mídias podem também afastar as pessoas de lugares e paisagens, torturá-las psiquicamente, instaurar o pré-conceito, a(s) fobia(s).
Que uso fazemos desses artefatos e das mídias que veiculam conteúdos no cotidiano das escolas? E quanto ao currículo, como este constitui a subjetividade de nossos alunos?

A beleza em se trabalhar tecnologia e educação

Escolhi a fotografia, que se segue a este texto para representar a beleza que vejo no trabalho que desenvolvo com a educação e a tecnologia das mídias.
Apesar, de sua origem na racionalidade, as tecnologias podem contribuir muito com a educação tornando-a mais visível, comunicando saberes, crescimentos, realidades. De acordo com a Wikipedia a palavra 'Tecnologia' vem do grego - "ofício" e "λογια " - "estudo", e é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser: As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver ou, melhor ainda, possibilitam a aplicação de recursos para facilitar a resolução de problemas;
Assim, vejo a tecnologia na educação como forma de facilitar e ampliar o conhecimento construído pelas pessoas. A tecnologia das mídias no processo educativo, possibilita que nos tornemos visíveis, pois, expandimos o nosso trabalho, e o compartilhamos com outras pessoas; e, quando utilizamos os recursos tecnológicos da web, então, rompemos com todas as fronteiras quer sejam geográficas, étnicas, religiosas... ou quaisquer outras. Nos libertamos para poder conhecer e ou quem sabe re-conhecer.
Portanto, um aparato tecnológico na escola (computadores, lousa (digital ou não), web cam, filmadora), dentre outros pode despertar nas pessoas a sensação de leveza de um buquê de flores ou a dureza de uma engrenagem mecânica. Depende do uso que dele fizermos.