Por meio do currículo apreendido no cotidiano das escolas temos acesso aos conhecimentos universais acumulados pela humanidade e aos saberes cotidianos que vivenciamos no dia-a-dia. Por meio do currículo tomamos consciência do mundo. Podemos viajar, conhecer outros lugares - viajar até onde nosso pensamento nos levar, isto é, até onde conseguirmos alcançar com nossa abstração. Os livros (didáticos ou não), as enciclopédias, a web, nos possibilitam desfrutar desses prazeres aumentando o nosso alcance.
Os artefatos tecnológicos mediam... seja este um avião (dentro do qual a foto a seguir foi capturada) ou o televisor, em cuja tela visualizamos uma parte do mundo - indicando em que ponto do planeta a aeronave sobrevoava naquele exato instante. Portanto, uma avião, um aparelho televisor, um livro didático ou uma enciclopédia são artefatos tecnológicos e as Mídias vão além, pois veiculam conteúdos e ampliam o universo das pessoas.
Mas, a depender do conteúdo que trazem as mídias podem também afastar as pessoas de lugares e paisagens, torturá-las psiquicamente, instaurar o pré-conceito, a(s) fobia(s).
Que uso fazemos desses artefatos e das mídias que veiculam conteúdos no cotidiano das escolas? E quanto ao currículo, como este constitui a subjetividade de nossos alunos?
HQ
Há 15 anos