domingo, 8 de março de 2009

Sebastião Salgado: Outras Américas


São tantas Américas: A princípio, oficializadas, são três: América do Sul, América Central e América do Norte.

Sebastião Salgado nos expõe de forma dura, nua e crua, as outras - as daqueles homens e mulheres e crianças que pisam o chão e constituem essas três, oficializadas no mapa físico do contimente americano.

Na imagem que aqui vemos, Sebastião Salgado expõe OS PÉS e as PEdras do chão Americano. São imagens belíssimas... porque sem esses (Tantos) pés - o território americano teria outra conformação. Pés moldam caminhos, esculpem estradas, produzem história. Pés migram, ultrapassam fronteiras. Pés se conformam à geografia mas também a alteram. Misturam-se às pedras, se endurecem. Pés de homens, mulheres e crianças produzem a história de um povo, inscrito em um território pelos tempos, dos tempos, para sempre...
Neles, nos pés do povo americano encontra-se ainda as marcas genéticas e também os rastros deixados pelo povo inca, maia, tupi-guarani, Kadiwéu, apache... Dos trabalhadores com teto e dos sem-teto.
Um olhar fotográfico, como o de Sebastião Salgado, pode nos transportar por todas as Américas...
Referências:
Imagem retirada de
SALGADO, Sebastião. Outras Américas. Companhia das Letras. São Paulo, 1999.

2 comentários:

Maria Aparecida S. Damin disse...

Oi querida!!!!

Nossa essa foto é demais, lembra sua aula sobre ele!!!
Um dia desses vi um docucmentário na TV sobre o antropólogo e filósofo francês Claude Lévi-Strauss publicado em 1955 na França sobre índios como os Kadiwéu, junto havia um fotógrafo, que não consegui saber quem era...isso tem uns 80 anos.
Beijo, Cidinha.

Maria de Fátima Garcia disse...

Olá Cidinha!
sim, ela é um recorte daquela aula. As fotos de Sebastião Salgado nos trazem de volta a consciência de uma América dos quais somos parte, ou, ou melhor, constituída por todos nós: nossos pés, corações e cérebro.
Somos o povo americano. A américa é composta pelas AMÉRICAS, e não apenas pela América do Norte.
Obrigada por seu comentário.
Fica um grande beijo.
Fátima.