quarta-feira, 6 de maio de 2009

El Condor Pasa - Um brinde do povo peruano ao mundo

El Condor Pasa - é uma música, é um Hino. O povo peruano o assumiu como símbolo da luta do povo inca. Composta no ano de 1913 por Daniel Alomía Robles e a letra, por Julio de La Paz, El Condor Pasa é uma obra teatral, musical. No Peru, foi declarada Patrimônio cultural da Nação em 1993.
A história transcorre no assentamento mineiro Yapaq de Cerro de Pasco, Peru, e constitui-se uma obra de denúncia social. É a tragédia do enfrentamento de duas culturas: a anglo-saxônica e a indígena. A exploração de Mr. King, dono da mina, tem sua culminância na vingança de Higínio, que o assassina. Mas, para substituí-lo, chega Mr. Cup. E a luta tem que ser reiniciada, e o condor que voa nas alturas é o símbolo da desejada liberdade (Fonte: Wikipedia).
Existem várias traduções para a letra, da mesma forma que há inúmeras interpretações musicais pelo mundo afora. Só para citar algumas: Paul Mauriat, Gigliola Cinquetti (1970), Raices de América, Simon & Garfunkel, Banda composta por 12 Garotas Chinesas, Plácido Domingo... Todas belíssimas. El Condor Pasa, para mim, é uma das músicas mais belas do mundo, seja cantada ou instrumental, interpretada por voz(es) de qualquer cultura. Aliás, ela transcende tempos, línguas e culturas. Patrimônio da Humanidade!
Deixo aqui uma dessas versões: a instrumental, de Paul Mauriat.
Espero que gostem.

3 comentários:

Claudiana disse...

Maravilhosa!!!!!!!!!!!adoro essa música.
Parabéns Profa. Fátima pelo seu bom gosto. Claudiana

Márcio Luiz Roweder disse...

Essa é umas das mais belas musicas guardadas pela humanidade.
Parabéns, muito bonita a versão instrumental, adorei!

Maria de Fátima Garcia disse...

Márcio, Muito obrigada. Percebe-se que você também é um amante da boa música.
Grande abraço.